11/01/2014

Entre Parabenos, Sulfatos e PEGs - Os riscos da beleza.



Olá divas,

Escuto muito que ficar bonita dá trabalho, custa tempo e dinheiro. Mas você sabia que também pode custar a sua saúde?

Pois é... muitas vezes somos levadas por modismos. Marcas, campanhas de marketing, embalagens, tudo isso pode nos levar a comprar algo que nem estávamos cogitando. Eu sou uma que caio em tentação fácil, fácil e tenho tentado prestar mais atenção a certos detalhes que passavam desapercebidos e a me informar mais sobre a composição do que aplico na minha pele e nos meus cabelos.

E você? Já se preocupou com PABA, SLS, PEGs e até Retinol? Pois é, o retinol. Ficou preocupada?

Então vamos ver se vale a pena arriscar:

Parabenos (Ethylparaben, Methylparaben, Propylparaben, dentre outros) - Você identifica com facilidade nos rótulos dos cosméticos os nomes que vêm geralmente acompanhados de Metil, Butil, Propil, Etil, Isobutil e Isopropil. Segundo diversas entidades de pesquisa, há fortíssimas evidências de que os parabenos tenham ação estrógena, o que poderia gerar disfunções no comportamento hormonal e aumentar a suscetibilidade ao câncer de mama, por exemplo.

Sulfatos (Sodium Lauryl Sulfate - SLS - ou Lauril Sulfato de Sódio) - Esse é um dos agentes de limpeza mais usados na indústria cosmética, encontrado em shampoos, sabonetes, etc. Porém, é um elemento irritante, que resseca a pele e os cabelos, e é comedogênico. Além disso, o SLS é tido como uma das toxinas ambientais, ou seja, polui o meio ambiente!!!

PEGs (polyethylene glycols e seus derivados) - Também usado pela indústria cosmética, geralmente aparecem nos rótulos acompanhados de números: PEG-100, PEG-7, PEG-8. A polêmica sobre essa substância é seu alto fator de contaminação. Peles sensíveis podem sofrer com as PEGs e além disso, agem como facilitadores para a penetração de outras substâncias.

Óleo mineral (Mineral oil ou Paraffinum Liquidum) - Esse já um ponto mais controverso, mas estudos já comprovaram que o óleo mineral pode, além de obstruir os poros ao se acumular na pele e cabelos, ocasionar o envelhecimento cutâneo, interferindo nos mecanismos de hidratação natural da pele. Ele não possui qualquer valor nutritivo e ainda pode ser cancerígeno quando inalado (em produtos aerossol).

Triclosan - Mesmo sendo um agente antibacteriano e conservante muito encontrado em cremes dentais, desodorantes, sabonetes líquidos ou em barra, e produtos antiacne, essa substância está sob alerta. Pesquisas indicam o mesmo leva à desregulação hormonal e o classificam como alergênico (pele, olhos e pulmões). Além disso, com o tempo, ele perde sua eficácia antibacteriana.

Alumínio (aluminum powder) e derivados (magnesium aluminum silicate, por exemplo) - Encontrado em desodorantes, nos quais é responsável por formar uma barreira anti-suor, e maquiagens, para dar coloração aos produtos. Estudos indicam que o uso de desodorantes antitranspirantes (com derivados de alumínio) com frequência pode levar ao câncer de mama. Outro fato que alegam acerca do alumínio é que ele está sendo associado com certa frequência a casos de danos no sistema nervoso.

Benzophenone-3, também conhecida como Oxibenzona ou Oxybenzone - Ingrediente comum de protetores solares que, segundo estudos, também pode causar disfunção hormonal. Tido ainda como um possível ingrediente alergênico e fotoalergênico! Mesmo com vários estudos, a substância ainda é considerada segura pela Academia Americana de Dermatologia e pela FDA. 

PABA (aminobenzoic acid ou ácido aminobenzóico) - Com função de filtrar a radiação ultravioleta, essa substância pode ser absorvida pela pele, causar dermatite de contato e fotossensibilidade. Sem contar que pode gerar radicais livres, danificando o DNA das células, aumentando o risco de câncer.

Retinil palmitato e Retinol (vitamina A) - Componente comum de hidratantes faciais e corporais, produtos anti-idade, batons, bases, blushes, e outros, também surge como outra substância que pode levar ao câncer. O FDA alerta quanto a toxidade cutânea, formação de tumores, toxidade reprodutiva dessa substância.

Phenoxyetanol Conservante comum em fragrâncias, como estabilizador, é considerado uma substância alergênica, além de ser apontado por estudos como uma possível neurotoxina, podendo afetar o sistema nervoso a médio e longo prazo.

Benzyl alcohol (álcool benzílico) e Sodium benzoate (benzoato de sódio) - Causador de alergias, ressecamento da pele e danos através dos radicais livres e se combinado em fórmulas com vitamina C ou E pode gerar o benzeno, que é cancerígeno.

Tolueno (toluene), formol ou formaldeído (formaldehyde) e DBP (dibutil ftalato ou dibutyl phthalate) - Solventes/antioxidantes encontrados em esmaltes. O tolueno e o DBP são altamente tóxicos para o sistema respiratório. O formol, além da toxidade para o sistema respiratório, é comprovadamente cancerígeno.

Então divas, vão arriscar?

Eu já procuro esmaltes 3 free e produtos para o cabelo sem parabenos. Agora tenho outras coisas para minha lista... e vocês???

Curtam, comentem, compartilhem!

Beijinhos
♥ ♥ ♥

Fontes: http://www.ewg.org/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2198876
http://www.fda.gov/
http://www.iarc.fr/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Tesouros de uma Diva, por Vivian Ramos - Todos os Direitos Reservados (C)

Base BL | Design by Colorize